Pesquisar voos
Conselho de especialista
Perguntas frequentes e dicas
Avaliações
Rotas de voo da BoA

OB

Pesquisar voos baratos da BoA

1 adulto

Pesquise em centenas de sites de viagens ao mesmo tempo ofertas de voos da BoA

Viajantes amam KAYAK
41.299.237 buscas nos últimos 7 dias no KAYAK

Economize 13% ou maisCompare vários sites de viagens de uma só vez.

100% grátisSem taxas ou cobranças ocultas.

Personalize sua passagemEscolha tarifas com pagamento parcelado, reserva flexível e muito mais.

BoA: conselhos e recomendações de especialistas

Sylvia Barreto, escritor(a) especializado(a) em viagens, compartilha tudo o que você precisa saber antes de reservar um voo com BoA.
Sylvia Barreto
23 de dezembro de 2024

Depois de fazer alguns voos com a Boliviana de Aviación, chamada de BOA, posso dizer que ela é melhor do que eu esperava. Companhia estatal boliviana, foi fundada em 2007 e começou a voar efetivamente em 2009 com o objetivo de democratizar a aviação em seu país de origem e ligar a capital financeira da Bolívia, Santa Cruz de La Sierra, com outras cidades. Anos depois, opera com mais de 20 aeronaves e oferece voos domésticos e internacionais, inclusive, para o Brasil.

Voos e aviões

A BOA atende 11 destinos na Bolíva atualmente, são eles: Santa Cruz de la Sierra, La Paz, Cochabamba. Cobija, Oruro, Potosi, Sucre, Tarija, Trinidad, Uyuni e Yacuiba. Para o exterior, além de frequências diárias para São Paulo, tem voos para: Buenos Aires, Argentina; Lima, Peru; Assunção, Paraguai; Caracas, Venezuela; Madri e Barcelona, na Espanha; Miami, Estados Unidos e Havana, Cuba.

Para voos nacionais e dentro da América do Sul, usa as aeronaves Boeing 737-300, 737-700, 737-800 e CRJ-200. Para as frequências para Estados Unidos e Espanha são utilizados aviões A333-200. A companhia recebeu 3 deles em 2023, um marco em sua história que permitiu, por exemplo, lançar uma nova classe executiva, muito mais moderna do que a anterior.

Com o fechamento da AeroSur, a BOA é a única a operar na maioria dessas rotas, tanto domésticas como internacionais. Para chegar a essa quantidade de voos e crescer, a BOA usa muitas aeronaves que foram de outras companhias. Acho que por isso senti um pouco a falta de padrão em cores e estofados no interior dos aviões. Em relação ao tamanho dos assentos e espaço entre as poltronas, sim, é padronizado.

Particularidades para o público brasileiro

Para brasileiros com cartões de crédito emitidos no Brasil dá para parcelar o pagamento das passagens. Nessas condições, é permitido pagar em até 6 vezes, o que acho bom sendo uma companhia estrangeira.

Outra questão diferente para os bolivianos e estrangeiros, incluídos os brasileiros, é o uso do programa de fidelidade da Boliviana de Aviación, o Elévate. Ele não está aberto para quem não é da Bolívia e não tem parceria com empresas brasileiras.

Ou seja, não dá para voar BOA e acumular pontos em outros programas. A única coisa que dá para fazer é emitir passagens da companhia boliviana com pontos do Smiles, da Gol.

Voando a partir de São Paulo com a BOA

Do GRU Airport, Aeroporto de Guarulhos, a BOA tem voos para Santa Cruz de La Sierra, Aeroporto Viru Viru. O terminal de embarque em Guarulhos é o 2 e o check-in abre com 2h30 de antecedência.

Conforto e serviço na rota São Paulo – Santa Cruz de La Sierra

Os voos na rota Guarulhos-Viru Viru costumam ser operados por aeronaves 737-800 e esse foi o caso da minha experiência. Esses aviões estão configurados com 168 assentos, companhias como a Gol utilizam o mesmo, mas com 176 ou 186 poltronas.

Na prática, faz muita diferença ter menos assentos no avião porque existe mais espaço entre as fileiras, 82,2cm para ser mais exata. Tenho 1,70m de altura e, geralmente, fico com os joelhos encostando na poltrona da frente, isso não aconteceu na Boliviana de Aviación, havia espaço suficiente para minhas pernas. De qualquer maneira, a largura não é maior do que das concorrentes porque a disposição é de duas fileiras com 3 assentos.

No quesito serviço de bordo, me surpreendi. Tem bebidas como água, refrigerantes e sucos, um lanchinho frio com tamanho bom e snack doce. Levando em consideração que tem muitas companhias que não oferecem nada gratuitamente, é um ponto positivo.

A BOA não tem telas para entretenimento e nem possibilidade de acessar conteúdo próprio via celular ou tablet. A única distração é a revista de bordo, a Boliviana, em inglês e espanhol. Baixei filmes no meu celular e levei um livro para passar o tempo nos voos, indico que faça isso também caso não vá dormir.

Um ponto importante é que também não tem wi-fi nos voos da BOA. Além disso, não há USB para carregar celulares nesse tipo de avião da companhia. Minha sugestão é que leve um carregador portátil, nunca dispenso o meu em viagens de avião.

Voos da BOA dentro da Bolívia

Dentro da Bolívia os aviões, no geral, são do mesmo modelo dos que fazem os voos para o Brasil ou parecidos. Porém, tem uma diferença: não há serviço de bordo gratuito nem opção de compra. Mas, são distâncias curtas, sendo que a maioria tem uma hora ou menos.

A BOA atua, principalmente, em três aeroportos na Bolívia: Viru Viru em Santa Cruz de La Sierra; no El Alto, em La Paz e no Jorge Wilsterman, em Cochabamba. Esse último é sua sede e principal hub, sendo os outros dois hubs secundários.

Algo que achei diferente em relação a outras companhias, incluindo as brasileiras, é que as filas de embarque começam a ser feitas com pouca antecedência do voo. Muitas vezes fiquei ansiosa voando com a BOA sem saber se ia dar tempo do avião sair no horário previsto, mas sempre deu tudo certo. Formavam a fila, embarcavam todos rapidamente e era pontual na saída.

Como são os voos da BOA para Estados Unidos

Para brasileiros, a BOA tem valores competitivos para voar de São Paulo a Miami com conexão em Santa Cruz de La Sierra. Da Bolívia para os Estados Unidos o voo é realizado em aeronaves A330-200 com 20 assento na classe executiva e 255 na classe econômica.

Ao contrário das rotas dentro da Bolívia e para países da América do Sul, a rota entre Santa Cruz de La Sierra oferece na classe econômica tela em cada poltrona e entrada USB. A programação, com filmes e seriados, está em inglês e espanhol, assim como a comunicação do voo.

A configuração de assentos da classe econômica é 2-4-2, ou seja, uma fileira com 2 assentos, outra no meio com 4 e outra na ponta com mais 2. As poltronas têm 44cm de largura.

As fileiras são distantes entre si 78,7cm. É um pouco menos de espaço do que dos voos do Brasil para Bolívia, mas, mesmo assim, confortável para uma pessoa da minha altura, 1,70m. Acredito que para clientes até 1,80m a distância ainda seja agradável.

O serviço de bordo na classe econômica da Boliviana de Aviación nesta rota inclui jantar com uma salada, pão, prato principal quente e sobremesa. Além disso, sucos, água e refrigerante. Infelizmente, apesar de ser um voo de quase 7 horas, não é servido café da manhã.

Executiva no voo entre Viru Viru e MIA

Com a aquisição das aeronaves A330-200 em 2023, a classe executiva da Boliviana de Aviación mudou complemente. Agora, são 20 assentos na configuração 1-2-1, ou seja, 1 fileira na janela com 1 assento, 1 fileira com 2 assentos e outra fileira com 1 assento na janela oposta. Como as poltronas estão no estilo espinha de peixe, achei que dá bastante privacidade para os passageiros.

Os assentos reclinam completamente até virarem cama e têm quase 50 centímetros de largura. A companhia oferece manta e travesseiro. Passageiros da executiva da Boliviana de Aviación também ganham nécessaire com saquinho para os sapatos, par de meias, protetor auricular, máscara para dormir, pasta e escova de dentes.

Achei o serviço de bordo na executiva muito bom. Tem jantar completo com bebidas alcoólicas e não alcóolicas. Também oferecem café da manhã bem próximo do pouco, o que permite que o passageiro descanse mais. A última refeição a bordo é composta por uma opção quente, pães, frutas, iogurte, café ou chá.

Tarifas da Boliviana de Aviación

Para os voos das América do Sul são 3 tipos de tarifa: Super Ecológica, Eco e Normais. O ponto positivo é que todas oferecem uma bagagem despachada de até 23 quilos. Na Normais temos direito a 2 bagagens despachadas. Todas também incluem bagagem de mão de 5 a 7 quilos, dependendo da aeronave, e um item pessoal.

Todas as tarifas também oferecem seleção de assento antecipada, acho um ponto positivo porque muitas companhias cobram. O web check-in pode ser feito em todas as tarifas, mas apenas pelo site ou no aeroporto. A Boliviana de Aviación até tem um aplicativo, só que é praticamente inútil. Mostra apenas os horários de voo e não permite fazer nada em relação à viagem.

Um ponto negativo que você deve ficar bem atento é que nenhuma tarifa oferece reembolso de passagem e todas cobram pela remarcação. Portanto, se precisar de qualquer tipo de mudança, pode contar esse custo.

Dentro da Bolívia também são três tarifas: Super Ecológico, Eco e Flexível. A diferença é que a bagagem de mão será sempre de 5 quilos e que todas oferecem mala despachada de 20 quilos incluída. Cobram por alteração de voo em todas, mas na Super Ecológico existe reembolso parcial e nas outras o reembolso é permitido.

Para os voos para Estados Unidos e Europa as classes tarifárias são as mesmas aplicadas na América do Sul com uma adicional, a Negócios. A diferença delas é que todas incluem bagagem de mão de 7 quilos, sendo que a Negócios pode ser de até 12 quilos. Além disso, a Negócios é completamente reembolsável e tem 3 bagagens de porão de até 23 quilos incluídas.

Conclusão sobre a Boliviana de Aviación

Achei uma companhia aérea bem razoável. Precisamos viajar com as expectativas alinhadas aos preços. O valor das passagens é competitivo e seus benefícios são bastante abrangentes no cenário atual das companhias aéreas. Acho que ela entrega o que promete sem muitas surpresas.

Se compararmos com as companhias aéreas brasileiras e seus voos internacionais, elas são bem semelhantes. As minhas duas grandes reclamações em relação à Boliviana de Aviación são: aplicativo que não permite fazer check-in e programa de milhas sem parcerias com outros. Porém, acho que são fatores que não estragam uma viagem e que a Boliviana de Aviación é uma opção válida.

Este artigo encomendado pelo KAYAK é apresentado como está, apenas para fins informativos gerais, e pode não estar atualizado. As opiniões contidas no artigo são originais do(a) autor(a) e refletem sua experiência autêntica, que pode variar significativamente da experiência de outras pessoas. Encontre mais perspectivas em nossas resenhas de usuários abaixo.

Perguntas frequentes sobre voos com a BoA

  • Qual é o limite da bagagem de mão da BoA?

    Ao voar com a BoA, a bagagem de mão não deve exceder 55x35x20 cm. Se sua bagagem for maior, é provável que a equipe da BoA solicite que você pague uma taxa adicional para despachá-la.

  • Para quais destinos a BoA voa?

    A BoA oferece voos diretos para 22 cidades em 11 países. Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba, e La Paz são as cidades mais populares servidas pela BoA.

  • Qual é o aeroporto principal da BoA?

    A BoA concentra a maior parte de suas operações de voo em Santa Cruz de La Sierra.

  • Como o KAYAK encontra preços tão baixos em voos da BoA?

    O KAYAK é um buscador de viagens. Isso significa que vasculhamos a web até encontrar os melhores preços para nossos usuários. Processamos anualmente mais de 2 bilhões de pesquisas de voos, o que nos permite exibir uma grande variedade de preços e opções de voos de todas as companhias aéreas, incluindo a BoA.

  • Qual é a rota mais barata feita pela BoA?

    Nas últimas 72 horas, a rota mais barata feita pela BoA e encontrada pelo KAYAK foi de Cochabamba para La Paz, com o valor de R$ 323 por uma viagem de ida e volta.

  • Quais são os aeroportos mais populares da onde os voos da BoA partem?

  • BoA é parte de uma aliança aérea?

    Não, BoA não é parte de uma aliança aérea.

  • Para quantos destinos a BoA voa?

    No total, a BoA voa para 22 destinos.

Ver mais perguntas frequentes

Avaliações de clientes da BoA

6,7
AceitávelBaseado em 133 avaliações verificadas
7,4Tripulação
6,8Embarque
4,7Entretenimento
6,4Conforto
5,4Comida

Ordenar por:
J
8,0 Muito bom
MIA-VVI
A tripulação foi ótima, profissional e educada. A refeição também foi boa. O voo estava cheio e partimos a tempo de Miami. Senti-me apertado no meu assento durante o longo voo noturno, o que dificultou o sono.
J
6,0 Aceitável
VVI-SRE
Tripulação educada, equipamentos antigos
R
10,0 Excelente
MIA-VVI
"É difícil comentar sobre a tripulação porque hoje em dia há muito pouca interação. A comida não é tão boa. Tudo o mais é muito bom."
V
10,0 Excelente
CCS-VVI
Foi um processo muito tranquilo. Tudo na companhia aérea funcionava como uma máquina bem lubrificada.
V
2,0 Ruim
EZE-VVI
Experiência muito horrível, mudaram duas vezes o horário do voo resultando em uma espera exagerada. Não fornecem informações oportunas. Embarcamos no avião com o voo atrasado e esperamos dentro do avião por mais 35 minutos enquanto subiam cerca de 6 carrinhos de caixas no avião. Logística e serviço muito ruins.
G
2,0 Ruim
VVI-LPB
6 horas de atraso no voo sem nenhuma explicação por parte da companhia aérea.
B
6,0 Aceitável
VVI-MIA
A BOA é uma companhia aérea de terceira linha com um avião desatualizado que provavelmente se desfará a qualquer momento. Sem TV, sem wi-fi, comida de qualidade muito pobre, tripulação não tão amigável e ainda exigindo o uso de uma máscara.
B
4,0 Regular
MIA-VVI
Talvez fosse um avião velho ou apenas consistente com os padrões de qualidade pobres de um país do terceiro mundo. Assentos de má qualidade, sem entretenimento (sem TV, sem wifi), mau controle de ar (você não pode regular o fluxo de ar individual), e comida terrível. Top isso com as diretrizes da TSA de 2020 exigindo máscaras que eram inúteis, uma vez que as pessoas podem removê-los para comer e comissários de bordo que eram rudes e provavelmente não sabem o significado do atendimento ao cliente.
V
2,0 Ruim
VVI-MIA
Cadeiras mais confortáveis
V
2,0 Ruim
CBB-GRU
Sempre atrasado, o serviço é um sanduíche, sem conforto algum...

Status do voo: BoA

sex 4/25

Mapa da rota: BoA - Para quais destino a BoA voa?

Descubra para quais destinos você pode viajar direto com a BoA ao inserir seu aeroporto de partida. Se você quer saber se a BoA faz determinada rota, insira os aeroportos de partida e destino antes de pesquisar.
sex 4/25

Todas rotas de voos da BoA

Voo #Aeroporto de partidaAeroporto de chegadaDuraçãoDomsegterquaquisexSáb
602Cochabamba (CBB)La Paz (LPB)0h 45min
556Santa Cruz de La Sierra (VVI)Tarija (TJA)1h 0min
635Santa Cruz de La Sierra (VVI)Cochabamba (CBB)0h 45min
557Tarija (TJA)Santa Cruz de La Sierra (VVI)1h 0min
601La Paz (LPB)Cochabamba (CBB)0h 45min
650Cochabamba (CBB)Santa Cruz de La Sierra (VVI)0h 50min
533Tarija (TJA)Cochabamba (CBB)1h 0min
532Cochabamba (CBB)Tarija (TJA)1h 0min
305Uyuni (UYU)La Paz (LPB)1h 0min
961Santa Cruz de La Sierra (VVI)La Paz (LPB)1h 5min
304La Paz (LPB)Uyuni (UYU)1h 0min
960La Paz (LPB)Santa Cruz de La Sierra (VVI)1h 5min
401Cobija (CIJ)La Paz (LPB)1h 10min
400La Paz (LPB)Cobija (CIJ)1h 5min
583Sucre (SRE)Santa Cruz de La Sierra (VVI)0h 45min
573Sucre (SRE)Cochabamba (CBB)0h 40min
572Cochabamba (CBB)Sucre (SRE)0h 40min
582Santa Cruz de La Sierra (VVI)Sucre (SRE)0h 45min
700Santa Cruz de La Sierra (VVI)Buenos Aires (EZE)3h 0min
447Trinidade (TDD)Cochabamba (CBB)0h 50min
701Buenos Aires (EZE)Santa Cruz de La Sierra (VVI)3h 10min
446Cochabamba (CBB)Trinidade (TDD)0h 55min
746La Paz (LPB)Lima (LIM)1h 40min
743Lima (LIM)La Paz (LPB)1h 35min
568La Paz (LPB)Sucre (SRE)1h 0min
325Oruro (ORU)Cochabamba (CBB)0h 35min
324Cochabamba (CBB)Oruro (ORU)0h 35min
707Buenos Aires (EZE)Cochabamba (CBB)3h 5min
569Sucre (SRE)La Paz (LPB)1h 0min
716Santa Cruz de La Sierra (VVI)Salta (SLA)1h 30min
794Santa Cruz de La Sierra (VVI)Assunção (ASU)1h 40min
795Assunção (ASU)Santa Cruz de La Sierra (VVI)1h 40min
717Salta (SLA)Santa Cruz de La Sierra (VVI)1h 30min
392Cochabamba (CBB)Rurrenabaque (RBQ)1h 0min
393Rurrenabaque (RBQ)Cochabamba (CBB)1h 0min
776Santa Cruz de La Sierra (VVI)Madri (MAD)10h 50min
769Cidade do Panamá (PTY)Santa Cruz de La Sierra (VVI)4h 40min
764Cidade do Panamá (PTY)Miami (MIA)3h 0min
769Miami (MIA)Cidade do Panamá (PTY)3h 0min
764Santa Cruz de La Sierra (VVI)Cidade do Panamá (PTY)4h 40min
773Madri (MAD)Santa Cruz de La Sierra (VVI)11h 0min
779Madri (MAD)Cochabamba (CBB)11h 30min
767Miami (MIA)Santa Cruz de La Sierra (VVI)6h 50min
762Santa Cruz de La Sierra (VVI)Miami (MIA)6h 50min
736Santa Cruz de La Sierra (VVI)São Paulo (GRU)2h 45min
735São Paulo (GRU)Santa Cruz de La Sierra (VVI)2h 50min
Mais rotas

Informações de contato da BoA

  • OBCódigo IATA
  • +55 11 3138-5600Ligar
  • boa.boVisita

Tudo que você precisa saber sobre voos da BoA

Informações da BoA

Código IATAOB
Rotas60
Rota principalCochabamba para Santa Cruz de La Sierra
Aeroportos em que opera22
Aeroporto principalSanta Cruz de La Sierra Viru Viru Intl
Dados sobre o status do voo, cancelamentos e atrasos fornecidos por Flightstats.com. Os dados da Flightstats podem conter erros. Confirme sempre a informação indicada aqui com a companhia aérea.